terça-feira, 25 de maio de 2010

A vida é linda.

Normalmente meus percursos dentro dos seis ônibus(em média) que pego por dia eu faço dormindo. Sim durmo de sonhar dentro do ônibus, sou aquela garota desengonçada que não cabe no assento com a cabeça pendurada e pescando pra trás. Imaginou? Pois é, mas não era sobre isso que eu ia falar, hoje em especial eu vim acordada e pensativa e sabe que as conclusões mais profundas que carrego comigo vêm de filosofadas no ônibus? Sensacional.
Percebi que cada vez mais existem pessoas confusas nesse mundo, e que estamos em uma época muito confusa em si, os valores estão se perdendo e se misturando com excessões que se tornaram normais. Dentro de um contexto completamente confuso vemos pais no lugar dos filhos e filhos se tornando pais sem sequer estrutura. Sou fruto de minha confusão e despreparo, mas esse é outro assunto.
O que me fez pensar isso tudo foi uma frase que li que dizia que a nossa vida não é definida pela situação em que nos encontramos e sim pela ação que teremos diante dela, o mundo está confuso e isso é um fato. E ai? Vamos nos perder nesse vão? Vamos deixar que ditem nossas decisões, desistir de lutar e de gostar disso apenas porque é dificil? Ninguém nos disse que seria fácil não é mesmo?
Muito importante é ter um objetivo, um foco e uma meta, e quem segue firme em uma proposta sabe do que estou falando, sabe que não é fácil e nem legal abrir mão de vontades e comportamentos arraigados que temos e sacrificá-los muitas vezes pesa tanto que declinamos do objetivo pela satisfação momentânia. Digo momentânia mesmo porque hoje encontro uma satisfação muito mais completa e diferente focando em objetivos grandes do que quando focava apenas em sobreviver e me contentava com pouco.
Acontece que antes de se empreitar numa decisão pra vida, antes de nos embrenharmos nesse mar confuso que é a vida adulta temos que nos conhecer e saber bem dos nossos limites, pro crescimento ser contínuo e estável. E acredite, nós chegaremos lá sim, e "lá" é pura e simplismente o dia em que olharmos pra tras e reconhecermos que temos exatamente aquilo que merecemos e tudo que fizemos por onde ter, nem mais nem menos. Pode levar mais tempo pra alcançar o objetivo final, pode sim, mas nenhum de nós quer chegar lá, ouvir a seguinte frase: " A vida é o que acontece enquanto fazemos planos", e sentir o vazio do que não se permitiu viver e o arrependimento de não ter dado valor ao que realmente amava.
Vamos nos propor o caminho do meio, como nos ensinam os budistas. Vamos em busca do equilíbrio e lutar por ele. Organizar a casinha por dentro pra ver como está lá fora. Começar a ver o mundo como puro reflexo de nossas atitudes, eu realmente acredito que a felicidade é uma questão de escolha. Escolha sorrir.

Com um pouco de tudo que tenho escutado adoro me identificar com esse pensamento, me acalma. Que o poder de ditar as proprias regras e a idéia de que tudo está em seu devido lugar e nos basta sensibilidade para ver a beleza da vida me faz acreditar em tempos melhores. Vamos deixar a confusão para quem não sabe amar... como diria o sábio Cazuza.

Um comentário:

Unknown disse...

Falou e disse, Aníssima!
Mt bom ler isso especialmente hoje...
Acho que vou praí de novo no feriado, depois te conto o causo.
Força na peruca!(falando pra mim mesma...)
Amovc!